RIO DE JANEIRO SOFRE MAIS UMA MAZELA

OSWALDO CRUZ FOTO FIOCRUZ downloadINSTITUTO OSWALDO CRUZ downloadHOJE FOI O DIA DA VACINAÇÃO PREVENTIVA CONTRA A FEBRE AMARELA QUE TEM SE ALASTRADO PELO PAÍS E DE CAUSA SILVESTRE.DIFERENTEMENTE DO AEDES AEGIPTY QUE É UM MOSQUITO URBANO , OS DOIS MOSQUITOS QUE VÊM APAVORANDO A POPULAÇÃO SÃO DE MATAS E BORDAS DE FLORESTAS: O SABETHES E O HAEMAGOGUSAEDES AEGYPTMOSQUITO SABETHES 16280875770_25699c2b67_bMOSQUITO HAEMAGOGUS 22_foto

AS FOTOS ESTÃO POR ORDEM DE CITAÇÃO

A DOENÇA É DE ORIGEM AFRICANA E CHEGOU AO BRASIL COM OS ESCRAVOS NO SÉCULO XVIII .

O SANITARISTA OSWALDO CRUZ COMBATEU FORTEMENTE A DOENÇA URBANA EO MOSQUITO AEDES AEGYPTY NO RIO DE JANEIRO NO INÍCIO DO SÉCULO 20 MAS , NO BRASIL O SURTO SÓ ACABOU EM 1942.NA DÉCADA DE 80 A FEBRE AMARELA URBANA RETORNA SAZONALMENTE NO VERÃO.

COMO HÁ MAIOR MOBILIDADE URBANA,VIAGENS INTERCONTINENTAIS EM LARGA ESCALA,ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E DESASTRES ECOLÓGICOS  COMO O DE MARIANA É POSSÍVEL QUE A DOENÇA SILVESTRE TENHA SE ALASTRADO DE UMA FORMA BRUTAL E SEM CONSIDERAR OS DESMATAMENTOS DE FLORESTAS URBANAS PARA CONSTRUÇÃO DE MORADIAS. RESIDÊNCIAS PRÓXIMAS A MATAS PODEM SER ALVO DE ENTRADA PARA OS MOSQUITOS QUE TRANSMITEM A FEBRE AMARELA SILVESTRE.

O QUE FAZER? TODO CUIDADO É POUCO.CAMPANHAS EDUCATIVAS, O GOVERNO FAZENDO A SUA PARTE E VACINAÇÃO EM MASSA E ACIMA DE TUDO HIGIENE EM CASA,LIMPEZA NAS RUAS E RETIRO DE POSSÍVEIS CRIADOUROS.

COMO SE NÃO BASTASSE O CAOS NO BRASIL AINDA SURGE UMA DOENÇA TERRÍVEL DIFERENCIADA DA ANTERIOR TAMBÉM PAVOROSA PORQUE O TRANSMISSOR ESTÁ NA MATA PRÓXIMA À CASA DE CADA UM DE NÓS.